terça-feira, 25 de agosto de 2015

Carta para um jovem Padauan,

Meu querido pequeno, fácil seria escrever para um jovem ingenuo, ignorante de conhecimento e dentro de um padrão social. Ao contrário, tenho agora que escrever para um garoto esperto, inteligente e ativo.

Para os ingênuos eu alertaria dos riscos da florestas, dos bichos que nela habitam e dos mitos que nela assombram. Aos ignorantes diria que é sim por que tem que ser assim e pronto e aos dentro de padrão eu teria que apresentar as consequências do bem e do mal.

E no seu caso pequeno Padauan? Nenhuma destas versões são suficientemente inteligentes para te orientar. Sozinhas não fazem sentido. Apenas quando todas as versões se encontram juntas que uma pessoa complexa como você entende o pensamento complexo da vida.

Desde quando você era muito novo que me preocupo com suas escolhas, seus brinquedos e seu ambiente de convivência, que muitas vezes foi pesado pela relação de seus pais.

Isso se relaciona também por você muitas vezes ter propensão pelo lado escuro da força quando escolhia a varinha do Valdemort ante a do Harry Potter, ou o cebre de luz do Darth Vader contra do Luck, ou ainda todas as opções de jogos de game que usualmente você prefere.

Sim há uma glória no lado escuro da força, há um destaque, digo ainda que há até reconhecimento, mas neste lugar não há felicidade. Aquela felicidade que brota das coisas pequenas e bobas do dia a dia em que rimos um do outro ou junto com o outro na nossa pequena fortaleza de moradia.

O lado escuro da força também aproxima muita gente ruim, muita gente que não gera alegria e sim gente que suga sua energia, como por exemplo o pequeno garoto que me pediste para te ajudar e dispensa-lo para sua casa e não dormir aqui.

As pessoas inteligentes aprendem com seus próprios erros
As pessoas sábias aprendem com os erros dos outros,

Seja no mínimo inteligente e aprenda com seus próprios erros. Menos que isto não posso esperar de você,

Não posso esperar que troque a possibilidade da risada a qualquer hora por a agonia de ser pego a qualquer momento. Não posso esperar que você troque o brilho nos olhos por rapidez no olhar, ou ainda que troque o pensamento solidário pelo pensamento aproveitador.

Em resumo quero dizer que você pode ser o Luck Skywalkerou ou Darth Vader e agora você já tem idade e clareza para escolher qual vai ser na vida, no dia a dia, no mundo real. Tom Riddle ou Harry Potter? Chegou a hora da escolha, e espero que você seja no mínimo inteligente.

Nenhum comentário: